Agricultura e pecuária
Zortéa se destaca na agropecuária (agricultura e pecuária). As principais atividades na agricultura são milho, soja e trigo. Na pecuária se destacam a produção de leite, bovinos, matrizes suínos e aves.
Indicadores
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD.
IDH de Zortéa: 0,761 (Fonte PNUD 2013)
Fundo de Participação dos Municípios (FPM)
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.
FPM de Zortéa: 0,6 (fonte: STF/2018)
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
O ICMS é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal. Tal imposto incide principalmente, sobre a circulação de mercadorias. Nesse caso, não importa se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado.
ICMS de Zortéa: 0,0853675 (fonte: SEF-SC/2018)
Produto Interno Bruto (PIB)
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
PIB de Zortéa: R$ 71.200.000,00 (fonte: IBGE/2018)